Você nunca descansa!

De maneira geral, se alguém perguntar como estão as coisas, a resposta é: “Tudo bem, mas muito ocupado”. Embora essa afirmação pareça verdadeira, é também uma reivindicação de status. Se você diz que está ocupado, isso implica que você é importante, está sem horário disponível. A ocupação se tornou “um distintivo de honra”.

Em contraste com o século 19, quando as classes altas estavam felizes em exibir sua ociosidade, no século 21 é o trabalho e não o lazer que nos dá status social. Pense nas celebridades constantemente assumindo novos projetos e postando tudo o que fazem no Instagram.

Progredir no trabalho, postar em redes sociais, dar palestras e escrever mais livros, obviamente é ótimo e melhora o bem-estar de qualquer profissional, mas também aumenta as demandas do tempo, que quase sempre podem ser exaustivas. 

Certamente você não está sozinho ansiando por um estado em que você já fez tudo o precisava fazer, onde todos os itens da sua lista de tarefas estão bem ordenados e, finalmente, pode relaxar, sem nada pairando sobre você. Trabalhos concluídos. O problema é que não apenas falhamos em alcançar esse estado abençoado, mas sempre dizemos “sim” a novos projetos e demandas adicionais.

 

Ansiamos por descansar, mas estamos ansiosos por estarmos com preguiça

No centro de nossa atitude para descansar está essa ambivalência: ansiamos por descansar, mas depois sentimos ansiedade por estarmos com preguiça. Sentimos que não estamos aproveitando ao máximo nossas vidas e realmente deveríamos estar fazendo algo. E hoje em dia, para a maioria de nós, “fazer alguma coisa” significa estar ocupado. E não apenas algumas vezes, mas o tempo todo.

No entanto, já em Sócrates, fomos advertidos da aridez de uma vida agitada. Se estamos ocupados o tempo todo, a vida carece de ritmo essencial. Perdemos os contrastes entre fazer e não fazer. Obviamente, a arte do descanso não consiste em substituir a ocupação constante pela total inatividade. Se você está desempregado ou tem depressão, o descanso forçado está longe de ser relaxante.

O estado que queremos alcançar é onde estamos ativos e engajados a maior parte do tempo, mas temos uma ruptura adequada com tudo isso. Descanso sem culpa, descanso sem estresse.

Um estudo sobre o descanso foi feito em Londres, que incluía poetas, compositores, geógrafos, neurocientistas, historiadores e muito mais, e cada um deles abordou o assunto do descanso de maneira um pouco diferente.

Perguntaram se também achavam difícil descansar e descobriram que 18.000 pessoas de 135 países pensaram no assunto. Um grupo de psicólogos da Universidade de Durham projetou uma pesquisa chamada Teste de Descanso.

Descobriram que o senso de experimentar um déficit de repouso é amplamente compartilhado. Dois terços das pessoas que optaram por preencher a pesquisa disseram que gostariam de mais descanso. Quando perguntados o que o descanso significava para eles, eles costumavam usar palavras como restaurador, sublime ou precioso, mas também usavam palavras como culpado e irritante.

Se a falta de descanso é um problema compartilhado, existe uma solução comum? Podemos aprender um com o outro como descansar mais e descansar melhor?

 

Às vezes é apenas exercitando seu corpo que você pode descansar sua mente

Fazer um repouso nem sempre é dormir. Isso pode significar ficar deitado no sofá olhando para o espaço, mas pode significar algo mais ativo. A atividade repousante mais popular em nossa pesquisa foi a leitura. Outras pessoas escolheram atividades que podem não ser vistas por alguns como tranquilas. Na pesquisa do Teste de Descanso, 38% dos entrevistados disseram ter achado a caminhada tranquila, outros 8% listados em corrida. Às vezes, é apenas exercitando seu corpo que você pode descansar sua mente. As pessoas que fazem mais exercícios acreditam que descansam mais e, na verdade, o fazem – elas relataram mais horas de descanso nas últimas 24 horas do que as pessoas que se exercitaram menos. O ponto é que uma atividade repousante não precisa envolver o descanso; pode envolver exercícios intensos, mas crucialmente deve ajudar a relaxar.

Muitas vezes sair de férias que envolvem mais de um dia deitado na praia ou descansando à beira da piscina parece ser um excelente modo de descanso. Porém, os dias de uma viagem muitas vezes envolvem muito esforço físico, mas também relaxam a mente – e, finalmente, o corpo – maravilhosamente. Terminar cada dia cansado, mas estranhamente revigorado.

Para muitos a escolha é a jardinagem. É claro que exige esforço físico e às vezes mental (por exemplo, como diabos você vencerá as lesmas que arruinaram a couve mais uma vez?).

Mas, apesar de todo o esforço, estar no jardim pode ser instantaneamente tranquilo.  

Reformule seus intervalos de descanso como forma de proteger sua saúde mental

Passar pelo menos 15 minutos de jardinagem todos os dias faria muitos se sentirem culpados por estarem longe da mesa de trabalho, mas reformular o tempo é uma forma de proteger sua saúde mental e melhorar o bem-estar. Embora tenha um pouco menos de tempo para trabalhar, voltar à mesa se sentindo mais calmo, acaba sendo mais produtivo.

Na verdade, provavelmente você deveria fazer pausas mais longas, embora seja difícil prescrever a quantidade exata de descanso que cada um de nós deve ter. No Teste de Repouso, os níveis de bem-estar foram mais altos naqueles que haviam descansado entre cinco e seis horas no dia anterior, com os níveis caindo novamente se as pessoas descansassem por mais tempo.

Passar o tempo esperando e viajando de ônibus, trem ou metrô, não precisa ser um período desperdiçado e estressante, mas uma oportunidade para descansar. Se todo esse tempo for contado, junto com os períodos de descanso óbvios, como assistir TV ou tomar um banho quente, então você chegará perto do tempo ideal.

Ainda estará ocupado, é claro, e provavelmente sempre o será, mas aprenderá a levar o descanso mais a sério, e considerá-lo não como algo a ser feito quando tudo o mais é feito, mas como uma parte essencial da vida.

Aprenda a relaxar, sem culpa!
Summary
Article Name
Aprenda a relaxar, sem culpa
Description
Ansiamos por descansar, mas estamos ansiosos por estarmos com preguiça
Author
Publisher Name
Pedes Psicologia
Publisher Logo
Classificado como:                        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *