Etapas do desenvolvimento infantil dos 0 mês aos 10 anos de idade.

A criança atravessa cada estágio de desenvolvimento segundo uma sequência regular, ou seja, os estágios de desenvolvimento são sequenciais e a aquisição de uma nova competência mais complexa implica a assimilação de experiências anteriores. À medida que a criança cresce, desenvolve-se de acordo com o meio onde vive e com os estímulos dele recebido.

BEBE AOS 15 DIAS

Reflexos:
Apoio plantar, sucção e preensão palmar: Desaparecem até o 6º mês.
Preensão dos artelhos (tornozelo): Desaparece até o 11º mês.
Reflexo cutâneo plantar: Obtido pelo estímulo da porção lateral do pé. No recém-nascido, desencadeia extensão do dedo grande do pé. A partir do 13º mês, ocorre flexão do dedo grande do pé. A partir desta idade, a extensão é patológica.
Reflexo de Moro: Medido pelo procedimento de segurar a criança pelas mãos e liberar bruscamente os seus braços. Deve ser sempre simétrico. É incompleto a partir do 3º mês e não deve existir a partir do 6º mês.
Reflexo tónico-cervical: rotação da cabeça para um lado, com consequente extensão do membro superior e inferior do lado facial e flexão dos membros contralaterais. A atividade é realizada bilateralmente e deve ser simétrica. Desaparece até ao terceiro mês.

 

BEBE COM 1 MÊS DE VIDA

Entre o 1º e o 2º mês: melhor percepção de um rosto, medida com base na distância entre o bebe e o seio materno. Predomínio do tônus flexor, assimetria postural e preensão reflexa.

 

BEBE AOS 2 MESES

Entre o 2º e o 4º mês: sorriso social. Fica de bruços, levanta a cabeça e os ombros. Início da ampliação do campo de visão (visualiza e segue objetos com o olhar).

 

BEBE AOS 4 MESES

Aos 4 meses: preensão voluntária das mãos.
Entre o 4º e o 6º mês: vira a cabeça na direção da voz/som. Adquire a noção de profundidade.

 

BEBE AOS 6 MESES

Em torno dos 6 meses: inicia-se a noção de “permanência do objeto”.
A partir do 7º mês: senta-se sem apoio.
Entre o 6º e o 9º mês: arrasta-se, engatinha.

 

BEBE AOS 9 MESES

Entre 9 meses e 1 ano: engatinha ou anda com apoio. Fica de pé sem apoio.

 

BEBE AOS 12 MESES

Por volta dos 12 meses: possui a acuidade visual de um adulto.
Entre 1 ano e 1 ano e 6 meses: anda sozinho.

 

BEBE AOS 15 MESES

Entre 1 ano e 6 meses a 2 anos: corre ou sobe degraus baixos.

 

CRIANÇA AOS 2 ANOS

Por volta dos 2 anos: reconhece-se no espelho e começa a brincar de faz de conta (atividade que deve ser estimulada por promover o desenvolvimento cognitivo e emocional, ao ajudar a criança a gerir a ansiedade e o conflito e a compreender as regras sociais).
Entre os 2 e os 3 anos: diz o seu próprio nome e nomeia objetos como seus. Pode estar pronta para, gradualmente, deixar a fralda.

 

CRIANÇA DOS 4 AOS 6 ANOS

Entre os 3 e os 4 anos: veste-se com auxílio.
Entre os 4 e os 5 anos: conta ou inventa pequenas histórias. O comportamento é predominantemente egocêntrico.
A partir dos 6 anos: começa a pensar com lógica, embora seja predominantemente concreta. Desenvolve a memória e a linguagem e uma imagem de si própria, o que afeta a sua autoestima. Os amigos assumem uma importância fundamental. Começa a compreender a constância de gênero. A segregação entre gêneros é muito frequente nesta idade (meninos “não se misturam” com meninas e vice-versa).

 

CRIANÇA DOS 7 AOS 9 ANOS

A partir dos 7 anos: começa a desenvolver a noção de autovalor, integrando a sua auto percepção, “fechando” algumas ideias sobre quem ela é e como deve ser. A influência dos pares aumenta enquanto a influência dos pais diminui.

 

CRIANÇA AOS 10 ANOS

A partir dos 10 anos: ocorrem mudanças relacionadas com a puberdade e há um “esticão” no crescimento (nas meninas, por volta dos 11 anos, nos meninos, por volta dos 13).
* Noção de permanência do objeto: capacidade de perceber que os objetos que estão fora do campo visual continuam a existir. Por volta dos 12 meses de idade, esta habilidade está completamente desenvolvida na maioria dos bebes.

Texto original: https://www.maemequer.pt/desenvolvimento-infantil/desenvolvimento-fase-a-fase/tabela-desenvolvimento-da-crianca-dos-0-meses-aos-10-anos-de-idade/

 

 

DESENVOLVIMENTO INFANTIL: DE 0 MÊS AOS 10 ANOS
Psicologia
Saúde
Psicologa
Psicóloga Clínica
Pedes,Nova Iguacu,Rio de Janeiro- Telephone No.21976243333
Psicologia
Psicologia
Psicóloga
DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *